quinta-feira, 11 de junho de 2009

Dominó

Objetivo: estimular o aluno a exercitar a divisão de números naturais em operações exatas e com o divisor formado por apenas 1 algarismo.

Material: dominó de 28 fichas de cartolina de 14 x 4 cm, divididas em dois quadros, cada um deles contendo uma divisão exata indicada, com quocientes de 1 a 7. De preferência, as 28 fichas devem apresentar 28 pares diferentes de números, como ocorre no dominó comum.

Metodologia:

v Jogue dominó comum com a classe, contando após cada lance as possibilidades de continuação.
v Apresente o dominó da atividade, explicando a regra básica, que é justapor a cada quadro com uma divisão indicada um quadro com outra divisão indicada, diferente da anterior mas com resultado idêntico . Exemplo: 6: 3 e 14: 7.
v Divida a classe em dois grupos (A e B) de alunos, tendo cada aluno pelo menos uma ficha. Se a classe tiver mais de 28 alunos, será necessário dividi-la em mais de dois grupos e fazer um torneio. Cada jogo disputado por apenas duas equipes.
v Peça aos alunos que façam as divisões indicadas nas fichas em seu poder e esclareçam possíveis dúvidas.
v Sorteie o aluno da equipe A que fará o primeiro lance, que consiste em colocar uma das fichas sobre a mesa.
v Peça que um aluno da equipe B faça o segundo lance. Ele poderá escolher em que ponta colocará sua peça. Se acertar, tudo bem. Se errar a associação, sua equipe perderá a vez.
v Solicite que um aluno da equipe A faça o terceiro lance, etc.Vence a equipe que terminar de colocar todas as suas peças antes da outra, ou seja, ou, se o jogo se encerrar, vence a equipe que tiver em mãos o menor número de fichas.

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